Síndrome de Burnout
O que é
A síndrome de burnout não é uma doença, mas sim uma condição de vida. No entanto, desde 01 de janeiro de 2022 a síndrome de Burnout foi reconhecida como uma doença ocupacional, conforme classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS), assim os trabalhadores passam a ter direito a licença médica remunerada, entre outros direitos.
Mas não é porque não é uma doença que não há sofrimento, pelo contrário, quem está passando por burnout está vivenciando um estresse crônico, sofrendo de diversos sintomas e pode estar quase incapacitado de continuar sua vida profissional.
A síndrome de burnout pode acontecer com qualquer pessoa que esteja passando por insatisfação profissional, carga horária elevada, níveis de pressão, gestores abusivos entre outros.
Alguns sintomas
-
Esgotamento físico e mental
-
Perda significativa do rendimento no trabalho
-
Perda de interesse pelo trabalho
-
Cansaço exagerado
-
Irritabilidade
-
Depressão
-
Baixa autoestima
-
Alterações sono
-
Alterações fome
-
Ansiedade
-
Dores musculares e de cabeça
-
Tensão muscular
-
Palpitações
-
Problemas gastrointestinais
Como tratar
O tratamento é baseado em psicoterapia, atividades físicas relaxantes e se necessário tratamento farmacológico com orientação de um psiquiatra.
A psicoterapia é essencial para, aprender a ter autocuidado, autoconhecimento, autoestima e assim restabelecer um novo ritmo de vida.